domingo, 2 de dezembro de 2018

A delicadeza em Steven Universe


Créditos: Reprodução / Cartoon Network
No ar desde maio de 2013 e prestes a entrar na reta final de sua quinta temporada, Steven Universe cativa o público com a sua delicadeza que vai desde o traço do desenho até as personagens e o desenrolar do enredo. A série gira em torno do personagem homônimo, um adolescente baixinho, gordo e muito gentil que carrega o grande poder da empatia, a habilidade de se colocar no lugar do outro.

Steven convive com as Crystal Gems, um grupo de guerreiras alienígenas rebeldes —cuja mãe dele, Rose Quartz, era a antiga líder— que luta para proteger o planeta Terra da invasão de sua própria raça. Elas se revezam no papel de criar o rapaz, tanto na questão dos seus poderes mágicos como seu desenvolvimento enquanto pessoa.

E o que chama a atenção na série é justamente a sua delicadeza em vários sentidos. Steven é um herói diferente dos quais estamos acostumados a ver na televisão, ele não resolve seus conflitos se utilizando da força, mas sim com o poder da empatia, se colocando no lugar do outro e sendo sincero quanto aos seus próprios sentimentos.

Ele rompe com a corrente sustentada pelos outros heróis de que homens não podem demonstrar sentimentos, exceto pela raiva. Steven é um herói que enfrenta os seus problemas se utilizando empatia e, algumas vezes, tem de lidar também com os limites de sua capacidade, tem de entender que há limites para o que pode fazer, que ele não pode salvar todo mundo.

As Crystal Gems, Pérola, Garnet e Ametista, também são peças centrais na série, trazendo consigo questões de gênero, raça e sexualidade. Também são importante as personagens fora do círculo principal de protagonistas. Lápis Lazuli, Peridot e Jasper nos ajudam a pensar sobre relacionamentos abusivos.

Steven Universe é um produto delicado por conseguir abordar todas essas questões de maneira suave, por conseguir inseri-las no roteiro de maneiro que somente contribuem para a grandeza dessa série. A nova temporada estreia em 17 de dezembro, até lá dá tempo de assistir a todos os episódios, com 11 min de duração cada.
Comentários

0 comentários :

Postar um comentário